Você está aqui: Página Inicial / Publicações / Relatório de Projeções Fiscais / Relatório de Projeções Fiscais - 2022 - 1° Semestre

Relatório de Projeções Fiscais

Histórico

Períodicidade: Semestral

1° Semestre

Publicado em  
Relatório

O Relatório de Projeções Fiscais traz projeções para as principais variáveis fiscais da União para um horizonte de 10 anos. São apresentadas estimativas desagregadas para as receitas e despesas primárias, assim como para o Resultado Primário do Governo Central e para o Setor Público, além de cenários para dívida pública brasileira, em especial nos conceitos de Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) e Dívida Líquida do Setor Público (DLSP).

O documento também traz análises de sensibilidade e sustentabilidade da dívida e projeções sobre os principais determinantes dessas estatísticas (necessidade de financiamento e juros).

Este Relatório de Projeções Fiscais é uma nova publicação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que tem como objetivo compartilhar com a sociedade reflexões relevantes em relação ao panorama atual, bem como expectativas para as finanças públicas da União e do Setor Público. Com esse propósito, busca-se expor o assunto de forma simples e acessível, permitindo avaliações que fomentem o debate sobre a trajetória e a sustentabilidade das contas públicas. 

O presente Relatório, que deverá ter frequência semestral, apresenta e discute projeções para as principais variáveis fiscais da União. Para tanto, a publicação incorpora o atual Relatório de Projeções da Dívida Pública com projeções desagregadas para as receitas e despesas primárias, assim como para o Resultado Primário do Governo Central, dos estados e municípios e das empresas estatais federais para um período de dez anos, com base no cenário macroeconômico fornecido pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia (SPE/ME).

Relatório de Projeções Fiscais - 2022 Nº 1 - 29/06/2022

Em junho de 2022, o Relatório de Projeções Fiscais incorporou o Relatório de Projeções da Dívida Pública, mantendo sua periodicidade semestral.

Arquivos