Você está aqui: Página Inicial / Sobre / O portal

O portal

O Tesouro Transparente (TT) é o canal de disponibilização das informações geradas ou consolidadas pelo Tesouro Nacional. O portal funciona como uma grande biblioteca das finanças públicas brasileiras, com conteúdo voltado tanto ao público familiarizado com a temática fiscal como àqueles que desejam conhecer melhor o assunto.

O portal foi criado em 2015 e passou por algumas etapas de evolução. No início, era o local de hospedagem dos dados abertos da instituição  dados em formato aberto, planilhas completas que podem ser livremente utilizadas para diversos fins.

Na segunda fase, em 2017, o TT passou a disponibilizar ferramentas de visualização de dados que tornam mais acessíveis e inteligíveis os conteúdos do portal, proporcionando uma experiência mais amigável ao usuário por meio da fácil localização de informações e geração automática de gráficos e relatórios.

Em 2018, além do novo visual e  aperfeiçoamento da busca o TT ganhou conteúdo. Todas as publicações do Tesouro Nacional, até então disponibilizadas no site da instituição, migraram para o portal, que se tornou a fonte dos relatórios, boletins, estudos, manuais e documentos produzidos pelo Tesouro Nacional. Nessa época também nasceram as histórias, formato em que explicamos do início ao fim um conceito importante das finanças públicas.

Cada informação do portal pertence a uma categoria (visualização, consulta ,publicação, dado aberto ou vídeo) e possui uma página própria. Mas essas mesmas informações estão também distribuídas em itens de transparência, páginas que agrupam informações sobre um mesmo assunto e que são organizadas dentro dos 6 temas principais tratados pelo Tesouro Nacional.

Ou seja, o  é possível encontrar, em um só local, todo o conjunto de informações disponíveis - relatórios, painéis de visualização, vídeos, dados abertos – sobre os principais assuntos tratados pelo Tesouro Nacional. Dessa forma, fortalecemos nosso compromisso com a transparência na gestão pública e com as iniciativas internacionais de incentivo à participação social, principalmente no sentido de aumentar a fiscalização quanto ao uso dos recursos públicos e construção de novos conhecimentos a partir de nossos dados.

Sabemos que há muito mais a ser feito. Por isso o TT é um projeto permanente do Tesouro Nacional. Nosso objetivo é despertar o interesse da sociedade com a temática das contas públicas,. Por isso, contamos com as suas contribuições e ideias para melhorar ainda mais esse canal. Utilize o “Fale Conosco” para sugerir as melhorias que você gostaria de ver no TT e nos ajude na busca pela evolução contínua no cuidado com o nosso Tesouro.