Você está aqui: Página Inicial / Sobre

Perguntas frequentes

Algumas perguntas e respostas que podem te ajudar a entender melhor o objetivo do Tesouro Transparente

Qual o objetivo do Portal Tesouro Transparente?

O Tesouro Transparente (TT) tem o objetivo de promover a transparência governamental e fornecer dados e informações que possam ser utilizados livremente pela sociedade para a construção de conhecimentos sobre a administração financeira do Estado brasileiro e para o desenvolvimento de ferramentas que contribuam para a melhoria da gestão pública.

Ele funciona como uma espécie de biblioteca das finanças públicas brasileiras, reunindo todo o conhecimento produzido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) no exercício de suas competências em diversas categorias de informação (paineis de visualização, sistemas de consulta, publicações, histórias, vídeos, dados abertos).

 

Como navegar no Portal?

Há várias formas. O caminho a ser escolhido depende do que você está procurando.

Se já sabe mais ou menos a informação que deseja, a busca é um caminho eficiente. Ela está localizada no canto direito superior em todas as páginas do portal, inclusive na homepage. Basta digitar o termo desejado e o TT entrega os resultados com possibilidade de filtrar por categoria de informação ou tema.

Você pode também navegar de acordo com o nível de complexidade das informações. Caso não entenda muito de finanças públicas, é possível acessar a área "Descubra", uma área criada especialmente para quem deseja conhecer o universo do Tesouro Nacional, mas entende pouco sobre o que ele faz. Da mesma forma, há também o "Explore", com os principais documentos do Tesouro e algumas explicações importantes sobre trabalhos importantes da insitutição. Por fim, a área "Crie", voltada aos especialistas do ramo, onde você encontra principalmente os dados abertos do Tesouro, planilhas em formato não estruturado para serem utilizadas como base de dados para a construção de novos conhecimentos. 

Além disso, temos a divisão de todo o conteúdo do portal em 6 temas. Você pode explorá-los a partir da homepage e conhecer os assuntos que estão dentro de cada um, organizados no formato de itens de transparência. Essas páginas trazem as informações de um mesmo assunto agrupadas, de modo que você encontra em um só local tudo o que o Tesouro produz sobre aquele assunto específico.

 

O que são Dados Abertos?

De acordo com a Open Knowledge Foundation, “dados são abertos quando qualquer pessoa pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, estando sujeito a, no máximo, a exigência de creditar a sua autoria e compartilhar pela mesma licença”. Saiba mais sobre o conceito de dados abertos aqui.

 

O que são Dados Abertos Governamentais?

De acordo com o Manual de Dados Abertos: “são dados produzidos pelo governo e colocados à disposição das pessoas de forma a tornar possível não apenas sua leitura e acompanhamento, mas também sua reutilização em novos projetos, sítios e aplicativos; seu cruzamento com outros dados de diferentes fontes; e sua disposição em visualizações interessantes e esclarecedoras”.

 

O que são conjuntos de dados e recursos?

Os dados catalogados no portal estão organizados em estruturas de conjuntos de dados e recursos. Os conjuntos de dados são as entidades principais retornadas a partir das buscas. Cada conjunto de dados possui uma descrição, os recursos – arquivos de dados e metadados que podem ser baixados pelo usuário - e etiquetas, que são indexadores utilizados para a busca, dentre outras informações. Recursos são conjuntos de dados ou informações disponíveis no formato de arquivo aptos para visualização ou para baixar (download).

 

O que são metadados?

Metadados são geralmente descritos como “dados” sobre dados. Eles são essenciais ao entendimento dos conjuntos de dados, pois cada um deles faz uso de um arquivo de metadados para descrever sua estrutura, os tipos de dados que contém e a forma como foram obtidos.

 

Qual a diferença deste portal para os portais de transparência?

Lei Complementar 131, de 27 de maio de 2009, que alterou a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal no que se refere à transparência da gestão fiscal, determina a disponibilização de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Em outras palavras, os portais de transparências têm o objetivo de aumentar o controle das despesas e receitas no governo.

O Tesouro Transparente tem o objetivo de promover a transparência governamental e fornecer dados e informações que possam ser utilizados livremente pela sociedade para a construção de conhecimentos sobre a administração financeira do Estado brasileiro e para o desenvolvimento de ferramentas que contribuam para a melhoria da gestão pública.

 

Como eu posso compartilhar meus aplicativos e visualizações?

A Internet é o melhor ambiente para o compartilhamento de conteúdo digital. A forma mais rápida para você compartilhar é publicando em um blog ou qualquer outro ambiente acessível publicamente na Internet, e assim espalhar o endereço, a URL, do seu aplicativo. Além disso, temos a intenção de ordenar e democratizar o acesso aos serviços e aplicativos construídos sobre os dados aberto disponibilizando-os aqui no portal. Se você desenvolveu um aplicativo que utiliza algum conjunto de dados do Tesouro Transparente, nós adoraríamos conhecê-lo. Nosso objetivo é referenciar o seu aplicativo no portal e divulgá-lo para que mais pessoas possam utilizá-lo.