Relatório de Projeções Fiscais
Histórico
Períodicidade: Semestral2° Semestre
O Relatório de Projeções Fiscais traz projeções para as principais variáveis fiscais da União para um horizonte de 10 anos. São apresentadas estimativas desagregadas para as receitas e despesas primárias, assim como para o Resultado Primário do Governo Central e para o Setor Público, além de cenários para dívida pública brasileira, em especial nos conceitos de Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) e Dívida Líquida do Setor Público (DLSP).
O documento também traz análises de sensibilidade e sustentabilidade da dívida e projeções sobre os principais determinantes dessas estatísticas (necessidade de financiamento e juros).
Em sua sétima edição, este Relatório de Projeções Fiscais apresenta e discute projeções de médio prazo para as principais variáveis fiscais da União com o objetivo de compartilhar com a sociedade reflexões relevantes para melhor compreensão do atual panorama das finanças públicas da União. Além do conteúdo recorrente, apresenta dois boxes, a saber: um boxe a trajetória recente da arrecadação de receitas tributárias do PIS/PASEP e COFINS e outro boxe dedicado ao impacto da Emenda Constitucional nº 136/2025 (EC 136/25) no orçamento do Governo Federal, especialmente decorrente das mudanças no tratamento das despesas com sentenças judiciais, com impacto para o cálculo do limite de despesas e para a aferição do cumprimento da meta de resultado primário.
Projeta-se um cenário desafiador para a condução da política fiscal nos próximos anos, com expectativa de elevação da dívida pública no curto prazo e estabilização a médio prazo, observados os cenários macroeconômicos, e mantido o esforço de consolidação fiscal, que enseja a adoção de medidas de recuperação da arrecadação ou de revisão de despesas.
Anexos
- Relatório de Projeções Fiscais n7 Dezembro 2025 - Anexo Estatístico.xlsx (application/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet - 63.6 KB)