Você está aqui: Página Inicial / Publicações / Boletim Trimestral de Estatísticas Fiscais do Governo Geral / Boletim Trimestral de Estatísticas Fiscais do Governo Geral - 2019 - 3° Trimestre

Boletim Trimestral de Estatísticas Fiscais do Governo Geral

Histórico

Períodicidade: Trimestral

3° Trimestre

Publicado em  
Boletim

Estatísticas trimestrais de finanças públicas de Governo Geral (composto pelo Governo Central, Estados e Municípios) são compiladas de acordo com a metodologia definida pelo Manual de Estatísticas de Finanças Públicas (MEFP 2014), em inglês Government Finance Statistics Manual (GFSM 2014), elaborado pelo Departamento de Estatísticas do Fundo Monetário Internacional - FMI.

Para acessar a série trimestral e anual clique aqui.

No 3º trimestre de 2019, o total da receita do Governo Geral apresentou crescimento nominal de 1,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, decrescendo, em porcentagem do PIB, de 39,4% para 37,9%. As principais variações foram em contribuições sociais, que cresceu 8,0%, e outras receitas, que apresentou queda de 6,7%, em termos nominais. As despesas tiveram decréscimo nominal de 2,0% alcançando 45,5% do PIB. Apesar de algumas despesas terem apresentado elevação, estas foram mais que compensadas por uma queda de R$ 51,4 bilhões nos juros (30,7%).

A aquisição de ativos não financeiros (investimento) do Governo Geral registrou decréscimo de 7,3% no 3º trimestre de 2019 em relação ao 3º trimestre de 2018. Adicionalmente, houve aumento nas alienações de ativos não financeiros (430,3%) em virtude dos contratos de concessões de aeroportos e aumento do consumo de capital fixo (6,8%), tendo como consequência “investimento líquido em ativos não financeiros” negativo de 0,6% do PIB.

Como resultado desses fluxos a necessidade líquida de financiamento do Governo Geral registrou decréscimo nominal de 22,9%, passando de 9,6% do PIB para 7,0% do PIB.

Download (application/pdf - 337.6 KB)