Você está aqui: Página Inicial / Publicações / Boletim Trimestral de Estatísticas Fiscais do Governo Geral / Boletim Trimestral de Estatísticas Fiscais do Governo Geral - 2019 - 1° Trimestre

Boletim Trimestral de Estatísticas Fiscais do Governo Geral

Histórico

Períodicidade: Trimestral

1° Trimestre

Publicado em  
Boletim

Estatísticas trimestrais de finanças públicas de Governo Geral (composto pelo Governo Central, Estados e Municípios) são compiladas de acordo com a metodologia definida pelo Manual de Estatísticas de Finanças Públicas (MEFP 2014), em inglês Government Finance Statistics Manual (GFSM 2014), elaborado pelo Departamento de Estatísticas do Fundo Monetário Internacional - FMI.

Para acessar a série trimestral e anual clique aqui.

Sumário Executivo

No 1º trimestre de 2019, o total da receita do Governo Geral apresentou crescimento nominal de 7,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 43,4% do PIB para 44,9% do PIB. Esse incremento foi influenciado principalmente pelas contribuições sociais e impostos, que cresceram 9,2% e 7,0%, respectivamente, em termos nominais. As despesas tiveram acréscimo nominal de 7,3% alcançando 48,5% do PIB. Os principais aumentos foram em juros (13,5%), benefícios sociais (5,7%) e remuneração de empregados (6,2%).

A aquisição de ativos não financeiros (investimento) do Governo Geral registrou decréscimo de 4,9% no 1º trimestre de 2019 em relação ao 1º trimestre de 2018. Adicionalmente, houve redução nas alienações de ativos não financeiros (38,9%) e aumento do consumo de capital fixo (10,7%), tendo como consequência “investimento líquido em ativos não financeiros” negativo de 0,9% do PIB.

Como resultado desses fluxos a necessidade líquida de financiamento do Governo Geral registrou decréscimo nominal de 3,5%, passando de 2,9% do PIB para 2,7% do PIB.

Os resultados das Estatísticas Fiscais Trimestrais não substituem outras estatísticas relacionadas às finanças públicas, como as estatísticas fiscais do Resultado do Tesouro Nacional e do Banco Central do Brasil, que observam aspectos metodológicos específicos.

Download (application/pdf - 361.3 KB)

Itens de Transparência Relacionados