Você está aqui: Página Inicial / Publicações / Relatório Quadrimestral de Projeções da Dívida Pública / Relatório Quadrimestral de Projeções da Dívida Pública - 2020 - 2° Quadrimestre

Relatório Quadrimestral de Projeções da Dívida Pública

Histórico

Períodicidade: Quadrimestral

2° Quadrimestre

Publicado em  
Relatório

Relatório que traz projeções para dívida pública brasileira, em especial nos conceitos de Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) e Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) para análises de sensibilidade e sustentabilidade da dívida. Além disso, contém projeções sobre os principais determinantes dessas estatísticas (necessidade de financiamento e juros).

Este relatório traz as perspectivas para o endividamento público num horizonte de 10 anos (2020 a 2029), bem como um conjunto de análises complementares. São apresentadas projeções do cenário base da dívida bruta do governo geral (DBGG) e da dívida líquida do setor público (DLSP), além da necessidade de financiamento do setor público (NFSP). Em relação ao relatório publicado em fevereiro de 2020, os números mudaram significativamente em decorrência dos impactos da pandemia do coronavírus nas contas públicas e na economia. Uma análise com duas projeções alternativas para a dívida/PIB explica a contribuição de cada um desses fatores - efeitos macroeconômicos e fiscal - na mudança da trajetória da dívida. O relatório traz ainda análises de sensibilidade da DBGG e da DLSP a choques nas variáveis de resultado primário, crescimento do PIB e taxa Selic, bem como a estimativa do esforço fiscal requerido para conduzir a dívida/PIB a níveis observados anteriormente à pandemia.

Download (application/pdf - 947.9 KB)