Você está aqui: Página Inicial / Publicações / Estatísticas de Finanças Públicas e Conta Intermediária de Governo / Estatísticas de Finanças Públicas e Conta Intermediária de Governo - 2021

Estatísticas de Finanças Públicas e Conta Intermediária de Governo

Histórico

Períodicidade: Anual

Anual

Publicado em  
Relatório

Relatório elaborado em conjunto entre Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para divulgação dos resultados das Estatísticas de Finanças Públicas e Conta Intermediária de Governo.

Fornece uma visão geral do vínculo entre as Estatísticas de Finanças Públicas (EFP), elaboradas de acordo com o GFSM 2014 e a Conta Intermediária de Governo (CIG), que segue as recomendações do manual System of National Accounts 2008 destacando as similaridades e diferenças entre os dois sistemas estatísticos, e as maneiras de conciliar os dados em casos em que existem diferenças na apresentação.

Em 2021, as finanças públicas apresentaram evolução em comparação com o ano anterior, quando sofreram forte influência da crise provocada pela pandemia da COVID-19. A necessidade de financiamento líquida do governo geral foi de R$ 201,5 bilhões, o que representa uma queda de 77,5% em relação a 2020. Esse resultado reflete principalmente o crescimento de 25,8% da receita total frente ao aumento de 1,8% dos gastos computados nos três níveis de governo.

Download (application/pdf - 374.6 KB)

Anexos