Você está aqui: Página Inicial / Publicações / Estatísticas de Finanças Públicas e Conta Intermediária de Governo / Estatísticas de Finanças Públicas e Conta Intermediária de Governo - 2022

Estatísticas de Finanças Públicas e Conta Intermediária de Governo

Histórico

Períodicidade: Anual

Anual

Publicado em  
Relatório

Relatório elaborado em conjunto entre Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para divulgação dos resultados das Estatísticas de Finanças Públicas e Conta Intermediária de Governo.

Fornece uma visão geral do vínculo entre as Estatísticas de Finanças Públicas (EFP), elaboradas de acordo com o GFSM 2014 e a Conta Intermediária de Governo (CIG), que segue as recomendações do manual System of National Accounts 2008 destacando as similaridades e diferenças entre os dois sistemas estatísticos, e as maneiras de conciliar os dados em casos em que existem diferenças na apresentação.

Em 2022, a necessidade de financiamento do governo geral aumentou 89,0% frente a 2021, e chegou a R$ 380,8 bilhões. A receita total cresceu 16,6% e os gastos das três esferas de governo aumentaram 20,4% com destaque para a alta de 31% nos pagamentos de benefícios previdenciários e assistenciais. A formação bruta de capital fixo cresceu 65,2%, chegando a R$ 200,2 bilhões.

Download (application/pdf - 1.8 MB)

Anexos