Você está aqui: Página Inicial / Publicações / COFOG - Despesas por Função do Governo Central / COFOG - Despesas por Função do Governo Central - 2021

COFOG - Despesas por Função do Governo Central

Histórico

Períodicidade: Anual

Anual

Publicado em  
Relatório

São apresentadas as estatísticas de despesas do governo central brasileiro seguindo a Classificação por Função de Governo (COFOG - Classification of Functions of Government) da OCDE/ONU. A COFOG é uma classificação detalhada das funções de governo ou objetivos socioeconômicos, como saúde, educação, proteção social e defesa. 

A presente publicação apresenta as estatísticas de despesas do governo central brasileiro seguindo a Classificação por Função de Governo (COFOG).

Destaca-se que, entre 2020 e 2021, a despesa total do governo central passou de 36,6% para 31,4% do PIB, queda de 5,2 p.p., influenciada pela redução gradual dos esforços fiscais implementados para enfrentamento dos efeitos da pandemia da Covid-19. Em valores correntes, a despesa permaneceu praticamente estável, passando de 2,733 trilhões em 2020 para 2,728 trilhões em 2021 (variação nominal de -0,2%).

Download (application/pdf - 630.1 KB)

Anexos

Itens de Transparência Relacionados