Você está aqui: Página Inicial / Publicações / COFOG - Despesas por Função do Governo Central / COFOG - Despesas por Função do Governo Central - 2022

COFOG - Despesas por Função do Governo Central

Histórico

Períodicidade: Anual

Anual

Publicado em  
Relatório

São apresentadas as estatísticas de despesas do governo central brasileiro seguindo a Classificação por Função de Governo (COFOG - Classification of Functions of Government) da OCDE/ONU. A COFOG é uma classificação detalhada das funções de governo ou objetivos socioeconômicos, como saúde, educação, proteção social e defesa. 

Entre 2021 e 2022, a despesa total do Governo Central em valores correntes aumentou expressivamente (variação nominal de +18,9%). Em termos de proporção do PIB, a despesa total passou de 30,7% do PIB em 2021 para 32,7% do PIB em 2022, um aumento de 2,0 p.p. do PIB, influenciado principalmente pelas maiores despesas com juros da dívida pública e aumento nas transferências entre os diferentes níveis de governo. As duas funções mais representativas, ao longo de toda a série, são Serviços públicos gerais (701) e Proteção social (710), que juntas totalizaram 26,3% do PIB em 2022 (80,4% do total da despesa do Governo Central).

Download (application/pdf - 587.6 KB)

Anexos

Itens de Transparência Relacionados