Você está aqui: Página Inicial / Publicações / Boletim Foco em Custos (BFC) / Boletim Foco em Custos (BFC) - 2022

Boletim Foco em Custos (BFC)

Histórico

Períodicidade: Semestral

2° Semestre

Publicado em  
Boletim

Essa é a publicação semestral do Boletim Foco em Custos (BFC). Para compreensão das especificidades das informações contidas neste Boletim, indicamos a leitura do RFC - Anual.

O Boletim Foco em Custos faz parte do esforço do Tesouro Nacional de oferecer à sociedade instrumentos de transparência acerca do uso dos recursos públicos, bem como fomentar entre os gestores governamentais o uso da informação de custos de forma alinhada às melhores práticas de governança pública. A publicação semestral, além da evolução dos custos agregados da União, apresenta os componentes dos Insumos de Operação e Manutenção, incluindo sua desagregação por Poderes, Ministério Público e Defensoria Pública por Custos de Mão de Obra e Custos de Funcionamento; e os componentes dos Insumos Financeiros. As informações são apresentadas em valores correntes, ou seja, sem correção por índice de preços.

Neste BFC Anual estão evidenciados os custos incorridos no 2º semestre (julho a dezembro) dos anos 2021 e 2020, assim como os custos anuais dos anos mencionados. Como novidade, os itens de custos de Funcionamento são apresentados com maior granularidade utilizando a natureza da despesa detalhada informada em fenômenos patrimoniais. A comparação dos valores anuais mostra que os Custos Agregados do Governo Federal tiveram uma variação de 11,0%, muito próxima àquela do IPCA acumulado em 2021, de 10,06%. Por sua vez, os Insumos de Operação e Manutenção variaram 7,6% (abaixo do IPCA), uma vez que a contenção do custo de mão de obra, que aumentou somente 1,3%, mais que compensou o aumento dos custos de funcionamento, que alcançou 23,2%. E os Insumos Financeiros tiveram aumento de 11,4%, uma vez que, embora fortemente impactados pelos custos da dívida pública que aumentaram 53,5%, também houve diminuições de 9,9% dos custos Previdenciários e Assistenciais e de 7,1% dos custos com Transferências e Delegações aos entes subnacionais. Cabe destacar que os custos da União continuaram sofrendo diversos impactos decorrentes da emergência de saúde pública de importância internacional relacionada ao coronavi´rus SARS-CoV-2 (Covid-19).

Download (application/pdf - 433.2 KB)

Itens de Transparência Relacionados