Você está aqui: Página Inicial / Publicações / Boletim Foco em Custos (BFC) / Boletim Foco em Custos (BFC) - 2021 - 1° Semestre

Boletim Foco em Custos (BFC)

Histórico

Períodicidade: Semestral

1° Semestre

Publicado em  
Boletim

Essa é a publicação semestral do Boletim Foco em Custos (BFC). Para compreensão das especificidades das informações contidas neste Boletim, indicamos a leitura do RFC - Anual.

O Boletim Foco em Custos faz parte do esforço do Tesouro Nacional de oferecer à sociedade instrumentos de transparência acerca do uso dos recursos públicos, bem como fomentar entre os gestores governamentais o uso da informação de custos de forma alinhada às melhores práticas de governança pública. A publicação semestral, além da evolução dos custos agregados da União, apresenta os componentes dos Insumos de Operação e Manutenção, incluindo sua desagregação por Poderes, Ministério Público e Defensoria Pública por Custos de Mão de Obra e Custos de Funcionamento; e os componentes dos Insumos Financeiros. As informações são apresentadas em valores correntes, ou seja, sem correção por índice de preços.

Neste BFC Semestral estão evidenciados os custos incorridos no 1º semestre (janeiro a junho) dos anos 2021 e 2020. Cabe registrar que houve melhorias que alteraram os valores apresentados no BFC 1º Semestre de 2020. Foram incluídos os custos das unidades localizadas no exterior em razão da implementação de mecanismos que permitiram a conversão em Reais. Também foi possível capturar a natureza da despesa detalhada informada em fenômenos patrimoniais. Essas mudanças impactaram os itens referentes a Funcionamento e Demais (Insumos de Operação e Manutenção). Houve ainda alteração nos valores de Transferências e Delegações, exceto Repartição de Receita (Insumos Financeiros) e de Desvalorização, Perdas e Demais Reduções que decorreram da implantação, em 06/11/2020, de duas regras de consolidação para eliminação de saldos recíprocos intra-orçamentários nas contas contábeis desses itens.

Download (application/pdf - 498.8 KB)

Itens de Transparência Relacionados