Você está aqui: Página Inicial / Publicações / Relatório Foco em Custos (RFC) - Anual / Relatório Foco em Custos (RFC) - Anual - 2021

Relatório Foco em Custos (RFC) - Anual

Histórico

Períodicidade: Anual

Anual

Publicado em  
Relatório

O Relatório Foco em Custos (RFC) faz parte do esforço do Tesouro Nacional de oferecer à sociedade instrumentos de transparência acerca do uso dos recursos públicos, bem como fomentar entre os gestores governamentais o uso da informação de custos de forma alinhada às melhores práticas de governança pública. A publicação apresenta uma visão geral dos custos do Governo Federal, bem como rankings de desempenho sobre a qualidade da informação de custos, com o objetivo de fomentar a gestão de custos pelos órgãos públicos.

O RFC de 2019 (publicado em 2020) foi lançado com o nome de BFC - Anual.

Para a edição semestral do BFC acesse o BFC - semestral.

Essa edição introduz uma metodologia específica para os Custos de Funcionamento com o objetivo de obter maior granularidade das informações, por meio da identificação da Natureza de Despesa Detalhada – NDD, unificando o consumo do recurso (registro patrimonial) – essencial na gestão de custos – com a granularidade do registro orçamentário. Além disso, apresenta uma análise da evolução do desempenho dos órgãos e entidades a partir das notas utilizadas na elaboração dos rankings.

ERRATA: Foi identificado um erro no cálculo da nota da economicidade das empresas estatais divulgadas no Ranking do RFC. Pela metodologia de cálculo adotada, a normalização deveria fazer com que as notas estivessem entre 0,1 e 2, mas, devido ao cálculo ter incluído empresas estatais que não fazem parte do ranking, ocorreu uma distorção, de modo que as notas estavam todas superiores a 1.95. O erro no cálculo foi corrigido e, em consequência, houve alteração no pódio das empresas estatais, ficando assim alterado: a CPRM, antes na segunda posição, vai para terceira colocação; e a Valec sobe da terceira colocação para a segunda posição. Antecipamos nosso pedido de desculpas, mas a correção do cálculo vai ao encontro da integridade e transparência da informação.

Download (application/pdf - 2.6 MB)

Itens de Transparência Relacionados