Você está aqui: Página Inicial / Publicações / Manual de regras e orientações para execução financeira de projetos financiados com recursos externos / Manual de regras e orientações para execução financeira de projetos financiados com recursos externos - 2015

Manual de regras e orientações para execução financeira de projetos financiados com recursos externos

Publicado em  
Manual

Essa publicação disponibiliza instruções a gestores e executores de projetos financiados com recursos externos, detalhando procedimentos previstos na macrofunção SIAFI 02.03.10.

A concepção deste Manual se vincula ao correto e adequado registro no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) da execução orçamentáriofinanceira dos projetos externos, à movimentação na conta em moeda estrangeira - conta especial- , monitoramento os requisitos para desembolso, aplicação das normas para a liberação financeira e prestação de contas ao credor, além do pronunciamento no Grupo de Trabalho da Comissão de  Financiamento Externo (GTEC/COFIEX) com relação à alteração contratual, com o objetivo de o Tesouro Nacional ter um acompanhamento consistente e transparente dessa execução.

O Manual está segregado em três partes. A primeira mostra os conceitos técnicos usualmente empregados na vigência de uma operação de crédito externo ou contribuição financeira não reembolsável, bem como as disposições normativas da execução orçamentáriofinanceira. A segunda parte apresenta os procedimentos requeridos pela COFIN/STN durante a execução do projeto, bem como aqueles necessários para a sua finalização, conforme as disposições normativas vigentes. A última parte trata dos registros de créditos e débitos, de acordo com o tipo de modalidade de desembolso adotada para a execução do projeto.

Além disso, o Manual contém anexos com a legislação aplicável a execução dos projetos, roteiro para depósito na conta especial, instrução para parametrização e homologação dos códigos de Guia de Recolhimento da União (GRU), bem como as contas de controle, eventos e os códigos GRU necessários para as transferências à conta única do Tesouro Nacional e fluxos financeiros de desembolsos.

 

Veja abaixo o manual e as fichas cadastrais.

 
 
Download (application/pdf - 1.9 MB)

Anexos