Você está aqui: Página Inicial / Publicações / Boletim Trimestral de Estatísticas Fiscais do Governo Geral / Boletim Trimestral de Estatísticas Fiscais do Governo Geral - 2020 - 2° Trimestre

Boletim Trimestral de Estatísticas Fiscais do Governo Geral

Histórico

Períodicidade: Trimestral

2° Trimestre

Publicado em  
Boletim

Estatísticas trimestrais de finanças públicas de Governo Geral (composto pelo Governo Central, Estados e Municípios) são compiladas de acordo com a metodologia definida pelo Manual de Estatísticas de Finanças Públicas (MEFP 2014), em inglês Government Finance Statistics Manual (GFSM 2014), elaborado pelo Departamento de Estatísticas do Fundo Monetário Internacional - FMI.

Para acessar a série trimestral e anual clique aqui.

No 2º trimestre de 2020, o total da receita do Governo Geral apresentou queda nominal de 23,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em meio à pandemia da Covid-19, todas as receitas foram fortemente afetadas, influenciadas principalmente pela redução dos impostos, que representaram queda de 23,1%. Em termos de porcentagem do PIB, a receita reduziu 7 p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 40,3% do PIB para 33,3% do PIB.

Por outro lado, as despesas tiveram acréscimo nominal de 19,8%, com destaque para a significativa elevação da despesa com benefícios sociais (70,1%). Por sua vez, houve importante queda da despesa com juros (38,6%). No que se refere à porcentagem do PIB, as despesas alcançaram 60,7% do PIB, ante a 46,7% do PIB no mesmo período do ano anterior.

A aquisição de ativos não financeiros (investimento) do Governo Geral registrou acréscimo de 23,6% no 2º trimestre de 2020 em relação ao 2º trimestre de 2019. Adicionalmente, houve redução nas alienações de ativos não financeiros (67,2%) e aumento no consumo de capital fixo (2,3%). Como  resultado, o investimento líquido em ativos não financeiros passou de um valor negativo de 0,7% do PIB no mesmo período do ano anterior, para um valor negativo de 0,4% do PIB. Como resultado desses fluxos a necessidade líquida de financiamento do Governo Geral passou de 5,7% do PIB para 27,0% do PIB.

Download (application/pdf - 638.2 KB)

Itens de Transparência Relacionados