Você está aqui: Página Inicial / Temas / Contabilidade e Custos

Contabilidade e Custos

Informações Contábeis e Fiscais da União, Estados, DF e Municípios

Últimas Publicações

Entenda o TT

Que tipo de informação vou encontrar?

Antes de tudo, é interessante conhecer as categorias de informação que você encontra navegando pelo portal:

  • História: explicações cativantes e aplicações para a internet que desvendam as finanças públicas nacionais, utilizando conceitos visuais para uma abordagem mais amigável. 
  • Visualização: paineis dinâmicos com gráficos e números para você personalizar as informações que deseja.
  • Consulta: sistemas de informação que permitem a personalização de resultados sob medida.
  • Publicação: documentos de transparências das finanças públicas produzidos pelo Tesouro. Pode ser um relatório, boletim, tabela, manual, guia, cartilhas, apresentação, entre outros.
  • Dado aberto: planilhas de dados não estruturados para quem deseja visualizar a informação na fonte.
  • Vídeo: animações didáticas, séries explicativas, tutoriais e eventos relacionados ao Tesouro Nacional.

Qual caminho escolher?

A forma de navegação depende do que você deseja:

  • Busca: se você já sabe o que quer, a busca talvez seja a forma mais rápida de encontrar a informação. Digite o termo na lupa de busca, que está localizada no canto direito superior do site.
  • Por categoria: para ver informações de uma mesma categoria, busque o tipo de desejado no menu. Você irá receber a busca filtrada com a categoria escolhida.
  • Por tema: para conhecer a fundo os assuntos que fazem parte do Tesouro Nacional. Na página do tema, você encontra os principais números e também os itens de transparência para explorar os assuntos que fazem parte dele.
  • Itens de transparência: páginas que agrupam informações afins sobre um mesmo assunto. É uma forma de encontrar, em um só local, todas as categorias de informação (história, painel, consulta, publicação, vídeo, dado aberto) sobre um mesmo assunto.

Navegação circular

O portal foi pensado para você encontrar uma mesma informação por diferentes caminhos. Cada informação tem sua página própria e pode também aparecer em diversos itens de transparência. 

Por exemplo, toda a série histórica de uma publicação é disponibilizada em sua página própria e na parte debaixo dessa página, você encontra todos os itens de transparência que relacionam essa mesma publicação por tratarem de assuntos similares a ela. 

 

Aonde queremos chegar

Acreditamos em desafiar o formato usual de comunicação governamental. Nós acreditamos em pensar diferente.

Estamos fazendo isso tratando os dados do governo de maneira mais leve, trazendo mais lógica e nexo para os elementos fiscais. Informação bem fundamentada, de fácil utilização e projetada para gerar empatia e, consequentemente, uma melhor compreensão. Fique ligado nas histórias e visualizações do portal para estar em sintonia com essa proposta.