Você está aqui: Página Inicial / Publicações / COFOG - Despesas por Função do Governo Central / COFOG - Despesas por Função do Governo Central - 2018

COFOG - Despesas por Função do Governo Central

Histórico

Períodicidade: Anual

Anual

Publicado em  
Relatório

São apresentadas as estatísticas de despesas do governo central brasileiro seguindo a Classificação por Função de Governo (COFOG - Classification of Functions of Government) da OCDE/ONU. A COFOG é uma classificação detalhada das funções de governo ou objetivos socioeconômicos, como saúde, educação, proteção social e defesa. 

A presente publicação apresenta as estatísticas de despesas do governo central brasileiro seguindo a Classificação por Função de Governo (COFOG - Classification of Functions of Government), desenvolvida em parceria pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE e a Organização das Nações Unidas - ONU. A análise das despesas por função revela quanto o governo central gasta em suas áreas de atuação, como educação, saúde, proteção social, etc. Essas diferentes funções agregam os gastos de acordo com categorias predefinidas, permitindo comparações das prioridades definidas pelo Estado. Em linhas gerais, pode-se observar um crescimento nominal de 6,3% da despesa total do governo central entre 2017 e 2018, passando de 33,6% do PIB para 34,3% do PIB.

Download (application/pdf - 368.1 KB)

Anexos

  • COFOG GC.xlsx (application/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet - 167.7 KB)