Você está aqui: Página Inicial / Descubra, Explore, Crie / Crie

Crie

Possui nível avançado de conhecimento sobre finanças públicas e sabe interpretar as informações do Tesouro Nacional? Que tal começar a brincar e produzir mais conhecimento a partir dos dados que disponibilizamos?

Crie01

Você sabia que o Tesouro Nacional oferece grande quantidade de planilhas de dados abertos para livre utilização? O dado é aberto quando publicado da forma que é coletado na fonte, com a maior granularidade possível, sem agregação ou qualquer tipo de tratamento.

Esse formato é muito útil para quem deseja construir conhecimento novo e precisa ter acesso às informações como se fossem um banco de dados. 

É o caso, por exemplo, do pesquisador acadêmico, que pode utilizar essas informações para construir argumentos científicos em teses ou artigos. Ou então de uma Organização Não-Governamental (ONG) que deseja monitorar algum indicador ou número fornecido por planilhas dessa natureza.

Para saber mais acesse nosso menu de dados abertos.

 

API's do Tesouro Nacional

Também disponibilizamos serviços de interoperabilidade que permitem o acesso à informações produzidas ou consolidadas pela instituição. São API's de Sistemas, Dados Abertos e outras formas de extração e inclusão de dados em sistemas do Tesouro. Acesse aqui para conhecer!

 

Prêmio Tesouro

Desde a sua 25ª edição, em 2020, o Prêmio Tesouro conta com a categoria Soluções , que premia o desenvolvimento de aplicações em ciências de dados e inteligência artificial aplicadas a finanças públicas.

Espera-se com isso que os dados abertos do Tesouro sejam cada vez mais utilizados para facilitar o entendimento dos dados sobre finanças públicas, organizando-os de modo a traduzi-los em termos compreensíveis para sociedade e governo, e sistematizar e disponibilizar informações, se possível em tempo real, para permitir a percepção dos efeitos práticos das finanças públicas para a vida das pessoas.

Qualquer pessoa, empresa ou instituição pode concorrer ao desafio e propor soluções dentro de suas áreas de atuação, sendo permitida a inscrição individual ou em grupo. Serão reconhecidos os trabalhos de maior inovação, potencial de impacto e qualidade técnica.

 

Conheça os trabalhos vencedores da categoria “Soluções” do Prêmio Tesouro 2022:

1º lugar: Panorama do Legislativo Municipal
Link de acesso: https://www.senado.leg.br/datasenado/panorama
Resumo
: O Panorama do Legislativo Municipal é uma plataforma que permite aos usuários visualizar os dados públicos sobre as Câmaras Municipais de todo o Brasil por meio de painéis interativos com uma interface simples e intuitiva.
Autores: Florian Augusto de Abreu Coutinho Madruga, Gabriele Lima Gomes, Hugo Bartolomeu Ferreira, Danilo Freire Holanda de Paiva.

2º lugar: Painel do Relacionamento Financeiro entre as Estatais Federais e a União
Link de acesso: https://www.paineldasestataisfederais.com.br/
Resumo
: Painel dashboard que visa organizar os dados de desempenho financeiro das estatais federais e facilitar a visualização dos dados pela comunidade acadêmica e a sociedade como um todo.
Autor: Douglas Marcelino dos Santos

Conheça o trabalho vencedor da categoria “Soluções” do Prêmio Tesouro 2021:
1º lugar: Base dos Dados

Link de acesso: https://basedosdados.org/
Autores: Matheus Avila Amaral de Souza e Ricardo Dahis.
Resumo: Estimular o desenvolvimento de soluções em Ciência de Dados e Inteligência Artificial aplicadas às Finanças Públicas.

Conheça os trabalhos vencedores da categoria “Soluções” do Prêmio Tesouro 2020:
1º lugar: Plataforma de Análise e Imputação de Painéis de Informações Municipais

Link de acesso: https://desafiotesouro.shinyapps.io/plataforma_de_paineis_de_dados_municipais/
Autores: Ana Carolina Souto Valente Motta, Cláudia Hamilton Matos dos Santos e Monise Estorani de Faria.
Resumo: Fornecer a pesquisadores e técnicos acesso a um repositório de painéis de informações municipais de diversas variáveis, para o período de 2003-2019. A ferramenta possibilita imputação de dados faltantes, detecção de outliers e compatibilização entre as bases Finbra, SIOPE e SIOPS. Os procedimentos propostos podem ser aplicados nas variáveis do repositório ou generalizáveis para que o usuário final inclua sua própria base de dados. Assim, fornecemos dados de finanças públicas municipais tratados para uso e analisados para os problemas mais comuns.

2º lugar:  Painel de servidores públicos e militares estaduais 2014-2018
Link de acesso: https://rshinytesouro.shinyapps.io/Painel_servidores_e_agentes_publicos_estaduais_2014_2018/
Autores: Diogo Moreira Chaves Cavalcante, André José Silva de Brito, Cláudio Hamilton Matos dos Santos e Felipe dos Santos Martins.
Resumo: Prover técnicos e pesquisadores de informações detalhadas, ao nível individual, das características dos servidores públicos e militares estaduais, por estado, no período 2014-2018. Permitir a rápida visualização das informações em questão mesmo por usuários pouco familiarizados com o manejo de microdados complexos. Espera-se que essas informações permitam estudos aprofundados das políticas de pessoal, inclusive salariais, das administrações públicas estaduais, assim como projeções para os gastos com pessoal das referidas administrações em anos futuros.

3º lugar: Monitoramento dos Gastos da União com Combate à COVID-19
Link de acesso: https://www.tesourotransparente.gov.br/visualizacao/painel-de-monitoramentos-dos-gastos-com-covid-19
Autores: Rubem Mateus de Arruda Ziegler, Henrique Guilherme do Amaral Santos e Heriberto Henrique Vilela do Nascimento.
Resumo: Demonstrar à sociedade, de forma simples, a evolução das despesas da União no combate à COVID-19, aumentando a transparência dos gastos públicos relacionados à pandemia.

 

Tchiluanda

O Tchiluanda é uma inicativa para inovar a comunicação e experimentar novas formas de explicar tantos dados técnicos. Inspirado pela data science e storytelling, nossos times de cientistas de dados dão uma nova cara para o Tesouro Nacional. Boa parte das histórias que você encontra aqui no Tesouro Transparente foi desenvolvida por essa equipe.

Para conhecer mais, acesse https://tchiluanda.github.io/

 

Saiba mais

É tendência crescente no mundo a utilização desses dados para a criação de aplicações, softwares ou aplicativos que interpretem dados abertos e entreguem informações trabalhadas de acordo com a necessidade do usuário.

Todas as histórias que você encontra no portal  foram concebidas a partir da utilização de nossas planilhas de dados abertos. A partir delas, desvendamos conceitos importantes das finanças públicas com gráficos dinâmicos e interativos que você pode personalizar e, com isso, explorar mais a fundo o conteúdo do Tesouro.

Entendemos que a utilização desse tipo de tecnologia facilita a construção de novos conhecimentos e ajuda a sociedade a entender melhor o nosso negócio. Por isso, convidamos você, usuário dos dados abertos do Tesouro Transparente a compartilhar conosco também as suas aplicações e nos ajudar a trilhar esse novo caminho de transmissão de conhecimento das finanças públicas. Envie seu trabalho pelo Fale Conosco e o Tesouro Nacional irá verificar como pode disponibilizá-lo aqui no Tesouro Transparente.

 Crie02

Caso tenha interesse no assunto, além do Tesouro Transparente, você encontra muito mais dados governamentais no Portal Brasileiro de Dados Abertos.

Para conhecer aplicações interessantes que fazem uso de dados abertos, veja:

Cuidando do Meu Bairro: a partir dos dados abertos do orçamento de São Paulo, é possível acompanhar a execução orçamentária dos gastos públicos do Estado em associação com a geolocalização das cidades e bairros.

Operação Serenata de Amor: criada para fiscalizar os reembolsos efetuados pela Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP) – verba que custeia alimentação, transporte, hospedagem e até despesas com cultura e assinaturas de TV dos parlamentares.

Mapa interativo da transição energética na França: veja no mapa da França todas as iniciativas existentes em prol do desenvolvimento sustentável no país.

Caso você seja desenvolvedor, talvez goste dessa lista de projetos com dados abertos em git público (Github, Gitlab e afins).