Você está aqui: Página Inicial / Temas / Contabilidade e Custos / Receita Corrente Líquida (RCL) da União

Receita Corrente Líquida (RCL) da União

Resumo

A Receita Corrente Líquida (RCL) é importante por indicar os recursos que o governo dispõe a cada exercício para fazer frente as suas despesas. Ela é o somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes. Deste valor são subtraídos, principalmente, os valores transferidos, por determinação constitucional ou legal, aos Estados e Municípios, no caso da União. 

Publicações



Dados Abertos



Receita Corrente Líquida da União

última atualização em

Série histórica da Receita Corrente Líquida da União. A Receita Corrente Líquida é o somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, deduzidos, principalmente, os valores transferidos, por determinação constitucional ou legal, aos Estados e Municípios, no caso da União, e aos Municípios, no caso dos Estados, consideradas ainda as demais deduções previstas na Lei. A Receita Corrente Líquida (RCL) é apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores. O demonstrativo da Receita Corrente Líquida da União é publicado mensalmente no Relatório Resumido da Execução Orçamentária da União (os relatórios estão disponíveis [aqui](http://www.tesouro.gov.br/-/relatorio-resumido-de-execucao-orcamentaria)), Além disso, em razão de a RCL ser um parâmetro utilizado como referência para o cálculo dos limites da LRF, cujo cumprimento deve ser demonstrado no Relatório de Gestão Fiscal, emitido quadrimestralmente pelos titulares dos Poderes e Órgãos especificados pela LRF, a STN publica quadrimestralmente demonstrativos específicos da RCL (disponíveis [aqui](http://www.tesouro.gov.br/-/receita-corrente-liquida)), que incluem a metodologia de apuração. Por fim, é importante destacar que o [Manual de Demonstrativos Fiscais](https://www.tesouro.fazenda.gov.br/-/mdf) estabelece a estrutura do demonstrativo da RCL, e orienta quanto ao seu preenchimento. [![Séries Temporais](http://www.tesourotransparente.gov.br/home/@@nitf/cac58e75530448e19b206f4cb1b1f240/@@images/9ff08e36-7376-4f58-884d-365f90994355.jpeg)](http://www.tesourotransparente.gov.br/visualizacoes/series-temporais)

http://www.tesourotransparente.gov.br/ckan/api/3/action/package_show?id=receita-corrente-liquida-da-uniao
  • Receita Corrente Líquida da União - Detalhada - Mensal 2009-atual

    csv - 55.0 KB

    Valores correntes mensais da Receita Corrente Líquida da União, bem como dos diversos componentes considerados na sua apuração. Valores correntes em R$ mil.

  • Gráfico RCL 2012-presente

    png - 31.4 KB

    Valores em R$ bilhões

  • Metadados

    pdf - 38.8 KB

    Arquivo padronizado de Metadados.

  • Metadados - Anexo Metodológico

    pdf - 531.8 KB

    Aspectos práticos da metodologia de apuração da RCL da União.