Despesas por Função do Governo Central - Classificação COFOG

Este conjunto de dados apresenta as estatísticas de despesas do governo central brasileiro seguindo a Classificação por Função de Governo (COFOG - Classification of Functions of Government) da OCDE/ONU .

De acordo com o manual de estatísitcas do FMI denominado Government Finance Statistics Manual 2014 – GFSM 2014: “... a classificação por Funções de Governo (COFOG) é a classificação detalhada das funções, ou objetivos socioeconômicos, que as unidades do governo geral pretendem alcançar por meio de distintos tipos de gasto. A COFOG fornece uma classificação dos gastos do governo por funções que são de interesse geral e úteis para uma ampla variedade de aplicações analíticas. Estatísticas sobre saúde, educação, proteção social e proteção ambiental, por exemplo, podem ser usadas para estudar a eficácia de programas governamentais nessas áreas”.

Neste trabalho foi considerada apenas a abrangência do governo central orçamentário para o Brasil e demais países da amostra, ou seja, não foram considerados os gastos realizados pelas esferas subnacionais. Sendo assim, os exercícios comparativos devem ser tomados com cautela, na medida em que os gastos dos governos refletem diferentes arranjos federativos (governos centralizados ou federados), sistemas de governo (parlamentarismo ou presidencialismo), tamanho da população e do território, entre outros. Deve-se, portanto, ter cautela a fim de não produzir comparações espúrias.

São disponibilizadas as bases de dados com a classificação das despesas SIAFI linha por linha a partir de 2010, com os devidos ajustes metodológicos. Para mais informações consultar o anexo metodológico e os metadados das tabelas neste conjunto de dados.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Autor CESEF
Mantenedor CESEF
Ultima Atualização 4 de Julho de 2023, 10:11
Criado 11 de Janeiro de 2019, 11:47
Categoria E-Vog Economia e Finanças
Data de início dos dados
Frequência de Atualização Mensal
resource_group