Você está aqui: Página Inicial / Vídeos / Entendendo as Estatísticas de Finanças Públicas Internacionais / Entendendo as estatísticas de finanças públicas internacionais - Playlist

Entendendo as estatísticas de finanças públicas internacionais - Playlist

Cinco vídeos que ajudam a entender como comparar dados fiscais do Brasil com outros países.

Confira nessa série de 5 vídeos formas de utilização do Painel GFS, uma ferramenta que permite a análise exploratória de dados de Estatísticas de Finanças Públicas (EFP) construídos a partir de princípios e conceitos do Fundo Monetário Internacional (FMI) para permitir a comparação de informações semelhantes de diferentes países. A sigla GFS significa Government Financial Statistics, que, em português, foi traduzida para EFP.

Na aplicação, é possível comparar o Brasil com outros países em termos de remuneração de empregados, despesas totais do Governo Geral, traçar a relação entre benefícios sociais e contribuições sociais, comparar gastos com juros entre países, entre outras informações.

A iniciativa representa uma inovação em termos de visualizações e exploração desse tipo de dado, inclusive quando comparado com as opções disponibilizadas pelo FMI.

Para acessar o painel GFS, clique aqui.

Os 5 vídeos mostram como foram feitos os gráficos que compõem a seção "Principais achados" do Painel. Veja especificamente o que você encontra em cada um:

  1. Primeiro vídeo - como foi feito o gráfico que mostra a comparação de remuneração de empregados entre o Governo Geral do Brasil e o Governo Geral dos países do G20.
  2. Segundo vídeo - como foi feito o gráfico que mostra a evolução de três contas de despesa do Brasil na série temporal entre 2010 e 2020.
  3. Terceiro vídeo - como foi feito o gráfico que mostra o mapa de calor que compara os benefícios sociais entre diversos países na série temporal entre 2010 e 2020.
  4. Quarto vídeo - como foi feito o gráfico que mostra a curva de pagamentos de juros do Brasil comparada com a mediana desse gasto por agrupamento de países pelos seus níveis de desenvolvimento, a cada ano da série temporal entre 2010 e 2020.
  5. Quinto vídeo - como foi feito o gráfico que mostra a distribuição do percentual do PIB para cada conta disponível no banco de dados.