Você está aqui: Página Inicial / Sobre / O portal / O portal

O portal

Conheça o Tesouro Transparente

O Tesouro Transparente (TT) é o principal canal de disponibilização das informações geradas ou consolidadas pelo Tesouro Nacional. O portal funciona como uma grande biblioteca das finanças públicas brasileiras, atendendo não só os públicos mais familiarizados com os temas fiscais, mas também setores da sociedade que desejam conhecer melhor o assunto.

O portal foi criado em 2015 e, desde então, passou por algumas reformulações. Começamos com a disponibilização de dados abertos.  Na segunda fase, em 2017, o TT passou a disponibilizar ferramentas de visualização de dados que tornam mais acessíveis e inteligíveis os conteúdos do portal, proporcionando uma experiência mais amigável ao usuário por meio da fácil localização de informações e geração automática de gráficos e relatórios. 

Em 2018, além do novo visual e do aperfeiçoamento da busca e localização das informações, o TT ganhou conteúdo. Todas as publicações do Tesouro Nacional, até então disponibilizadas no site da instituição, migraram para o TT, que assim se tornou o local oficial dos relatórios, boletins, estudos, manuais e documentos produzidos pelo Tesouro Nacional. Além disso, temos as histórias, formato em que explicamos do início ao fim um conceito importante das finanças públicas. Vídeos também começaram a aparecer com mais frequência, tendência que deve ser fortalecida.

Outra novidade é a navegação no portal: cada informação possui sua página própria, mas elas também podem ser encontradas nos itens de transparência, páginas que agrupam informações sobre um mesmo assunto. Ou seja, agora é possível encontrar, em um só local, todo o conjunto de informações disponíveis - relatórios, painéis de visualização, vídeos, dados abertos – sobre os principais assuntos do Tesouro.

Também são disponibilizados dados em formato aberto, planilhas completas que podem ser livremente utilizadas para diversos fins. Dessa forma, o Tesouro Nacional fortalece seu compromisso com a transparência na gestão pública e com as iniciativas internacionais de incentivo à participação social, principalmente no sentido de aumentar a fiscalização quanto ao uso dos recursos públicos e construção de novos conhecimentos a partir de nossos dados.

Sabemos que há muito mais a ser feito. Por isso o TT é um projeto permanente do Tesouro Nacional. Nosso objetivo é despertar o interesse da sociedade com a temática das contas públicas, incentivando a participação social no cuidado com o dinheiro público. Por isso, contamos com as suas contribuições e ideias para melhorar ainda mais esse canal. Utilize o “Fale Conosco” para sugerir as melhorias que você gostaria de ver no TT e nos ajude na busca pela evolução contínua no cuidado com o nosso Tesouro.