Você está aqui: Página Inicial / Sobre / Dados abertos / Glossário de dados abertos

Glossário de dados abertos

Aplicativos: programas de computador (softwares) concebidos para ajudar o usuário a desempenhar tarefas específicas, em geral ligada a processamento de dados. Não confunde-se com a seção “Aplicativos” do Portal, embora esta referencie diversos aplicativos. 

 

Conjunto de dados: conjunto utilizado para organizar os dados disponíveis no Portal segundo uma estrutura formada por uma descrição, os recursos específicos que caracterizam e individualizam cada um deles, além de outras informações.

 

Cookie: Pequeno arquivo de informação armazenado no computador do usuário por um site na internet, geralmente utilizado para identificar e registrar o perfil de navegação e de atividades daquele usuário.

 

Endereço IP: número automaticamente associado a qualquer dispositivo (computador, smartphone, impressora etc.) conectado à internet.

 

Endereço URL: sigla de uniform resource locator (localizador uniforme de recursos), que corresponde ao endereço eletrônico pelo qual o usuário acessa determinado recurso na web.

 

Etiqueta: são palavras-chaves que, de forma transversal, auxiliam o usuário externo a localizar o conjunto de dados que deseja encontrar no Portal. Elas representam um dos principais mecanismos de categorização dos dados.

 

Hyperlink (ou link): referência visual de termos que servem como atalho entre diferentes endereços, sendo a ligação entre eles promovida por um clique do mouse.

 

Licença de Uso: autorização que define os parâmetros em que se concede permissão para um usuário reutilizar determinado conjunto de dados, recurso ou informação publicada no Portal.

 

Metadados: informações sobre os dados quanto à sua natureza, autoria, propósito e formato, que descrevem a estrutura e os tipos de dados contidos em cada conjunto de dados.

 

Política de Privacidade: conjunto de regras formais que asseguram ao usuário que os dados fornecidos por ele ou automaticamente coletados serão utilizados conforme as diretrizes nele contidas. Estas podem versar sobre compartilhamento das informações registradas, uso de cookies,outros mecanismos de coleta de dados do usuário, dentre outras.

 

Recursos: recursos podem ser arquivos de dados, pontos de entrada a APIs, exemplos de consulta a APIs, etc. Cada recurso possui apenas um formato e uma URL. Conjuntos de dados podem ter um ou mais recursos. Devem ser catalogados no mesmo conjunto de dados: 1- recursos que representam os mesmos dados em formatos diferentes 2- recursos que se referem aos mesmos dados em períodos de tempo diferentes 3- recursos que se referem aos mesmos dados, separados por regiões diferentes.

 

Software: ver Aplicativo.

 

Termos de Uso: condições formais gerais para que um usuário utilize determinado conteúdo do Portal, como os dados, informações e demais recursos disponíveis.

 

Termos de Uso Adicionais: regras definidas em determinado conjunto de dados, que suplementam os Termos de Uso, contidos na seção “Uso dos dados”, e estabelecem mais condições formais específicas para que o usuário utilize o conjunto de dados em questão.

 

Usuário: pessoa física ou jurídica que acessa o Portal Tesouro Transparente.

 

Início (Metadados): refere-se à data de início da série.

 

Fim (Metadados): refere-se à data de encerramento da série, se for o caso (caso contrário, "série em curso"). 

 

Periodicidade (Metadados): refere-se ao período de tempo previsto entre dois eventos. Pode ser mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral ou anual. 

 

Tempestividade (Metadados): refere-se ao prazo para divulgação das informações publicadas.

 

Unidade de Medida (Metadados): refere-se à unidade - valores em moeda corrente ou estrangeira ou quantidades.

 

Cobertura de governo (Metadados): refere-se às esferas de governo contempladas na informação.

 

Caracterização dos Eventos (Metadados): refere-se ao fato gerador, operações e mecanismos (legais, econômicos etc.) que deram origem ao evento quantificado pela estatística.

 

Fatores de Remuneração (Metadados): refere-se aos fatores de remuneração (taxa de juros e indexador) incidente sobre o saldo em questão. Aplica-se apenas a indicadores de estoque. Caso contrário, não se aplica.

 

Regime de Apropriação (Metadados): refere-se aos fatores de remuneração (taxa de juros e indexador) incidente sobre o saldo em questão. Aplica-se apenas a indicadores de estoque. Caso contrário, não se aplica.

 

Fontes de Informação (Metadados): refere-se às fontes de informação utilizadas para compilação da estatística, detalhando os sistemas (ex.: Siafi), principal e acessórios, se houver, contas específicas e instituições/unidades responsáveis pela inserção dos dados, quando possível. Deve indicar mudanças ao longo da série. 

 

Comentários Metodológicos (Metadados): refere-se ao processo de produção da estatística, destacando procedimentos (imputações e extrapolações, conciliações, tratamentos específicos etc.) e eventuais limitações (legais, operacionais, etc.).

 

Política de Revisão (Metadados): refere-se aos eventuais processos e regras de revisão dos valores: (i) tipo de situações que ensejam as revisões, (ii) se é periódica, (iii) qual a extensão de tempo que a revisão pode retroceder.