Você está aqui: Página Inicial / Publicações / Relatório Quadrimestral de Projeções da Dívida Pública / Relatório Quadrimestral de Projeções da Dívida Pública 2018 3º quadrimestre

Relatório Quadrimestral de Projeções da Dívida Pública

Histórico

Períodicidade: quadrimestral

3º quadrimestre

Publicado em  
Relatório

Relatório que traz projeções para dívida pública brasileira, em especial nos conceitos de Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) e Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) para análises de sensibilidade e sustentabilidade da dívida. Além disso, contém projeções sobre os principais determinantes dessas estatísticas (necessidade de financiamento e juros).

Nesta edição foram realizadas análises das perspectivas para dívida pública brasileira e dos indicadores de dívida bruta divulgados pelo BCB e FMI, com avaliação de suas implicações práticas.

Projeções da DBGG:

A relação DBGG/PIB deve alcançar 77,3% ao final de 2018 (elevação de 3,3 p.p. no ano), seguindo em rota de crescimento até 2022, quando inicia uma trajetória de queda, fechando 2027 em 73,2%.

Projeções da DLSP:

Já a relação DLSP/PIB deve atingir 54,9% em 2018 (elevação de 3,3 p.p. no ano) e seguir aumentando até 2024, quando inicia uma trajetória de queda, fechando 2027 em 61,3%.

Indicadores de Dívida:

A análise dos indicadores de dívida bruta adotados pelo BCB e FMI revela que as idiossincrasias do país são relevantes para correta percepção de sustentabilidade da dívida pública brasileira.

(PDF - 596,66 KB)