Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Perguntas frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas frequentes

Qual o objetivo do Portal Tesouro Transparente?

O Portal Tesouro Transparente tem o objetivo de promover a transparência governamental e fornecer dados e informações que possam ser utilizados livremente pela sociedade para a construção de conhecimentos sobre a administração financeira do Estado brasileiro e para o desenvolvimento de ferramentas que contribuam para a melhoria da gestão pública.

 

Como navegar no Portal?

É possível navegar pelos temas disponíveis na página inicial ou pelas seções “Dados”, “Visualizações” e “Aplicativos” para encontrar os conjuntos de dados, visões ou ferramentas desejadas. Para pesquisas mais específicas, pode-se utilizar a caixa de busca na página inicial ou a que está disponível na seção “Dados”. No menu lateral desta seção, também é possível navegar por etiquetas associadas aos dados ou pelos formatos em que os dados estão disponíveis.

 

Como compartilhar aplicativos?

Com vistas a ampliar a participação social, o Portal tem o objetivo de referenciar o maior número possível de aplicativos construídos a partir de dados do Tesouro Nacional. Qualquer usuário, pessoa física ou jurídica, que tenha desenvolvido ferramenta que utilize conjuntos de dados do Portal, pode entrar em contato pelo Fale Conosco para que, mediante análise da Secretaria do Tesouro Nacional, a solução seja referenciada na seção “Aplicativos”.

 

O que são Dados Abertos?

De acordo com a Open Knowledge Foundation, “dados são abertos quando qualquer pessoa pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, estando sujeito a, no máximo, a exigência de creditar a sua autoria e compartilhar pela mesma licença”.

 

O que são Dados Abertos Governamentais?

De acordo com o Manual de Dados Abertos: “são dados produzidos pelo governo e colocados à disposição das pessoas de forma a tornar possível não apenas sua leitura e acompanhamento, mas também sua reutilização em novos projetos, sítios e aplicativos; seu cruzamento com outros dados de diferentes fontes; e sua disposição em visualizações interessantes e esclarecedoras”.

 

O que são conjuntos de dados e recursos?

Os dados catalogados no portal estão organizados em estruturas de conjuntos de dados e recursos. Os conjuntos de dados são as entidades principais retornadas a partir das buscas. Cada conjunto de dados possui uma descrição, os recursos – arquivos de dados e metadados que podem ser baixados pelo usuário - e etiquetas, que são indexadores utilizados para a busca, dentre outras informações. Recursos são conjuntos de dados ou informações disponíveis no formato de arquivo aptos para visualização ou para baixar (download).

 

O que são metadados?

Metadados são geralmente descritos como “dados” sobre dados. Eles são essenciais ao entendimento dos conjuntos de dados, pois cada um deles faz uso de um arquivo de metadados para descrever sua estrutura, os tipos de dados que contém e a forma como foram obtidos.

 

Qual a diferença deste portal para os portais de transparência?

A Lei Complementar 131, de 27 de maio de 2009, que alterou a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal no que se refere à transparência da gestão fiscal, determina a disponibilização de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Em outras palavras, os portais de transparências têm o objetivo de aumentar o controle das despesas e receitas no governo.

O Tesouro Transparente tem o objetivo de promover a transparência governamental e fornecer dados e informações que possam ser utilizados livremente pela sociedade para a construção de conhecimentos sobre a administração financeira do Estado brasileiro e para o desenvolvimento de ferramentas que contribuam para a melhoria da gestão pública.

 

Como eu posso compartilhar meus aplicativos e visualizações?

A Internet é o melhor ambiente para o compartilhamento de conteúdo digital. A forma mais rápida para você compartilhar é publicando em um blog ou qualquer outro ambiente acessível publicamente na Internet, e assim espalhar o endereço, a URL, do seu aplicativo. Além disso, temos a intenção de ordenar e democratizar o acesso aos serviços e aplicativos construídos sobre os dados aberto disponibilizando-os aqui no portal. Se você desenvolveu um aplicativo que utiliza algum conjunto de dados do Tesouro Transparente, nós adoraríamos conhecê-lo. Nosso objetivo é referenciar o seu aplicativo no portal e divulgá-lo para que mais pessoas possam utilizá-lo.

 

Fim do conteúdo da página