Você está aqui: Página Inicial / DEC / Crie

Crie

Você possui um nível avançado de conhecimento sobre finanças públicas e já consegue interpretar as informações que são criadas dentro do Tesouro Nacional? Que tal começar a brincar e produzir mais conhecimento a partir dos dados que disponibilizamos?

 Crie01

Você sabia que o Tesouro Nacional oferece grande quantidade de planilhas de dados abertos para livre utilização?

O dado é aberto quando publicado da forma que é coletado na fonte, com a maior granularidade possível, sem agregação ou qualquer tipo de tratamento.

Esse formato é muito útil para quem deseja construir conhecimento novo e precisa ter acesso às informações como se fossem um banco de dados. 

Para saber mais acesse nosso menu de dados abertos.

É o caso, por exemplo, do pesquisador acadêmico, que pode utilizar essas informações para construir argumentos científicos em teses ou artigos. Ou então de uma Organização Não-Governamental (ONG) que deseja monitorar algum indicador ou número fornecido por planilhas dessa natureza.


Além disso, uma tendência crescente no mundo atual é a utilização desses dados para a criação de aplicações, softwares ou aplicativos que interpretem dados abertos e entreguem informações trabalhadas de acordo com a necessidade do usuário. É o caso, por exemplo, das histórias que o Tesouro Transparente começou a disponibilizar em sua nova versão.

Todas as histórias que você encontra no portal  foram concebidas a partir da utilização de nossas planilhas de dados abertos. A partir delas, desvendamos conceitos importantes das finanças públicas com gráficos dinâmicos e interativos que você pode personalizar e, com isso, explorar mais a fundo o conteúdo do Tesouro.

Entendemos que a utilização desse tipo de tecnologia facilita a construção de novos conhecimentos e ajuda a sociedade a entender melhor o nosso negócio. Por isso, convidamos você, usuário dos dados abertos do Tesouro Transparente a compartilhar conosco também as suas aplicações e nos ajudar a trilhar esse novo caminho de transmissão de conhecimento das finanças públicas. Envie seu trabalho pelo Fale Conosco e o Tesouro Nacional irá verificar como pode disponibilizá-lo aqui no Tesouro Transparente.

 Crie02

Saiba mais

Caso tenha interesse no assunto, além do Tesouro Transparente, você encontra muito mais dados governamentais no Portal Brasileiro de Dados Abertos.

Para conhecer aplicações interessantes que fazem uso de dados abertos, veja:

Cuidando do Meu Bairro: a partir dos dados abertos do orçamento de São Paulo, é possível acompanhar a execução orçamentária dos gastos públicos do Estado em associação com a geolocalização das cidades e bairros.

Operação Serenata de Amor: criada para fiscalizar os reembolsos efetuados pela Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP) – verba que custeia alimentação, transporte, hospedagem e até despesas com cultura e assinaturas de TV dos parlamentares.

Mapeamento do Orçamento Federal: para acompanhar a execução do orçamento da União por órgão, função, programas e grupos de natureza de despesa.

Mapa interativo da transição energética na França: veja no mapa da França todas as iniciativas existentes em prol do desenvolvimento sustentável no país.